quarta-feira, 9 de maio de 2018


 Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP
Lista Geral de Eleitos - Parlamento Jovem 2018
DHÂMARYS BIARA DE OLIVEIRA SANTOS        ARMANDO GABAN PROFESSOR         OSASCO

Representante da Região Oeste da Grande São Paulo


Proposta de Projeto de Lei da Aluna Dhâmarys Biara de Oliveira Santos para o Parlamento Jovem Paulista                                                                                                                                          
O Parlamento Jovem Paulista:                                                                                                        Decreta: Criação de um Programa de Orientação e Encaminhamento Clínico para Alunos (as) com Dependência Química
Art. I O Governo do Estado de São Paulo, através das Secretarias Estaduais de Saúde e da Educação, instituirá um Programa de Orientação e Atendimento para Alunos (as) com quadro de Dependência e que exija uma intervenção.
ART. II Prioritariamente, o referido Programa deverá atender Alunos (as) regularmente matriculados nas Escolas da Rede Pública Estadual.
ART. III A Secretaria Estadual da Educação deverá fazer um Levantamento dos Alunos (as) que se enquadram nessa situação, cujos responsáveis legais solicitem ajuda para um Tratamento Especializado.
Art IV A presente proposta de Projeto de Lei atende uma demanda da própria Comunidade Escolar, angustiada com o aumento de casos de dependência química entre os seus Filhos (as).
Art. V Para atender essa Demanda Reprimida, o Governo do Estado de São Paulo deverá criar um Programa de Orientação e um número de vagas na Rede Pública de Saúde, além de estabelecer convênios com Clínicas Especializadas.
Art. VI. As despesas para a implantação desse Projeto de Lei correrá por conta de dotação própria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Justificativa:
Estamos vivenciando um quadro alarmante de consumo de drogas no Brasil, de acordo com o Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC-2016), cerca de 29 milhões de adultos de 15 a 64 anos são dependentes de Drogas Lícitas e Ilícitas em nosso país.                                                       A escola é um ambiente que agrega pessoas de todos os segmentos sociais, sem qualquer distinção, não estando imune a esse Problema. Infelizmente as drogas ultrapassaram os muros da escola, desfazendo a imagem de uma suposta imunidade. É visível o crescimento do número de alunos (as) que adentram ao mundo das drogas, que estão consumindo drogas lícitas e ilícitas dentro do espaço escolar.                                                                O que tem alarmado a Comunidade Escolar como um todo, educadores, pais, mães e/ou responsáveis estão tendo enorme dificuldade em lidar com o problema. A Repressão por si só não resolve o problema e as instituições que deveriam dar suporte e proteção aos menores também tem se mostrado ineficientes, não conseguem ajudar as escolas ou os responsáveis quando de pedidos de ajuda para um encaminhamento clínico especializado para jovens dependentes.                                            Tomamos conhecimento que tem sido frequente o pedido de ajuda, mas as escolas não tem como atender essa demanda, o que nos motivou a elaboração essa proposta de Projeto de Lei, o qual está recebendo apoio de toda Comunidade Escolar.                                                                               Essa Proposta de Projeto de Lei tem por objetivo lançar Luz sobre um grave problema que está ocorrendo e que a Sociedade como um todo finge não existir, temos que dar oportunidade de recuperação para esses jovens e reintegrá-los plenamente ao Grupo Social.
Partido da Saúde
Aluna: Dhâmarys Biara de Oliveira Santos
2° Ano do Ensino Médio                   15 Anos
Turma: B                     Período: Manhã
Partido da Saúde
Professor Orientador:
Professor José Sebastião Rodrigues (Prof° Rodrigues)                                      PEB – II de História / Efetivo e  Coordenador da Banda Marcial da Escola Estadual Professor Armando Gaban           

Nenhum comentário:

Postar um comentário